Um nome pequeno, mas com um efeito devastador, crack. A droga é derivada da cocaína e causa dependência rapidamente. Os estragos causados por ela têm ganhado a atenção da sociedade brasileira. O crack mata e tem feito várias vítimas que são capazes de tudo para manter o vício. Com isso, sofre o dependente químico, a família e a sociedade.
Por apenas R$ 5,00 ou R$ 10,00 a pedra de crack pode ser encontrada e cada vez mais fácil. Por ser barata, e hoje não atinge principalmente os jovens de classes mais baixas, mas qualquer jovem pode ser considerado um usuário em potencial. De acordo com estudos, o consumo de drogas ilícitas está diretamente ligado a criminalidade e em crimes cada vez mais violentos.
Segundo estudos sobre o mapa da Violência no Brasil, dos pesquisadores Daniel Gonzáles e Jorge Werthein, membros da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), revela que na década de 1994 a 2004, o número de homicídios foi de 32.603 para 48.374, um aumento de 48,4%. Por ano, cerca de 50 mil homicídios são registrados, o que significa 137 vítimas por dia. E não somente estes números são ligados a grandes centros as pequenas cidades estão sendo inundadas por pequenos raficantes que fornecem o crack a peuqenos valores e recebem todos os tipos de materias que os usuários trazem como documentos pessoais que ficam 'empenhados' até que o usuário pague a divida contraida e como aconteceu no ano passado na minha cidade e é de conhecimento de todos envolvidos com esta droga 'quem não paga ,MORRE' foram mais de uma duzia de mortes ligadas ao consumo e venda de Crack num total de 19 homicidios violentos parece ser um número normal quando se refere a uma cidade de grande porte mas para uma cidade pacata como Vacaria na serra Gaúcha é um número alarmante, se ve todos os dias os usuários levando objetos pessoais para trocar por drogas, alguns dias tirando objetos da familia e quando não tem mais ou a vigilância da familia aumenta passam a praticar pequenos furtos e roubos tudo pelo CRACK, sendo que acabam nas prisões mesmo que por pouco tempo mas assim fazendo contato com os verdadeiros marginais.... e as familias sofrem junto.....Mas há um cuidado em separar o usuário do traficante. Em 2006, foi aprovada lei 11.343 que institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas e dentre as medidas está essa diferenciação. Ao usuário, não cabe prisão, mas está sujeito a advertência, trabalhos comunitários e a participação em programas educativos.
O objetivo é descriminalizar e tratar o dependente químico como doente, sendo assim tratado no âmbito da saúde pública e não no criminal. Você concorda????? na minha opinião pessoal sem penas com a descriminalização do usuário a cada dia mais se fortalesse os traficantes . Para se ter uma ideia do aumento do consumo de crack no Espírito Santo no Hospital da Polícia Militar (HPM), a diferença do número de usuários da droga para o de álcool em 1998 era de 34 pontos, em 2008 o percentual era de apenas 6 pontos.
Segundo especialistas, o tratamento contra a droga é mais difícil. A sensação de prazer proporcionada pelo crack é 500% maior que a do sexo, da comida e do exercício físico. A droga causa convulsão, elevação da pressão arterial, arritmias cardíacas, fribrose pulmonar e reflexos no sistema nervoso, como psicose, delírio e alucinação. A dependência pode acontecer a partir da primeira ou segunda experiência com a droga. Ela chega ao cérebro de 10 a 15 segundos após fumada, mas tem efeito efêmero, de cinco minutos.
O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo e também presidente da Frente Parlamentar Antidrogas, deputado Estadual, Rodrigo Chamoun, explica que pela influência das drogas ilícitas no território brasileiro, a sociedade vem experimentando pelo menos duas tendências preocupantes: o aumento assustador da delinquência urbana, em especial dos crimes como roubo, extorsão, sequestro e homicídios; e a emergência da criminalidade organizada, em particular em torno do tráfico internacional de drogas. Juntas, elas causam graves violações dos direitos humanos, comprometendo a consolidação da ordem pública.
Em 2009, o número de homicídios cresceu 45% no Espírito Santo. Para a polícia, o tráfico de drogas é responsável por 70% dos assassinatos. “O narcotráfico potencializa e torna mais complexo o repertório das ações violentas por sua estreita relação com o comércio ilegal de armas. A “indústria da droga”, para sustentar o tráfico, distribui fartamente armas de fogo e, ao mesmo tempo, impõem regras de extrema violência para proteger suas atividades, desenvolvendo as altíssimas taxas de homicídios vividas pelo Brasil”, conta o deputado.
Chamoun destaca algumas estratégicas fundamentais para reverter esse quadro. A primeira é a repressão ao crime; em segundo a avaliação dos efeitos da descriminalização do uso; em terceiro, ter uma forte política de prevenção e por último, é preciso reconhecer o acesso universal ao tratamento dos dependentes químicos. “Desta forma fechando os três pilares fundamentais para a estruturação de uma política eficaz de combate as drogas: a repressão, prevenção e recuperação dos dependentes químicos”, explica o deputado.
e até quando acham que esta realidade estará longe de nossos lares? na minha opinião o usuário deveria ter penas mais rigorosas o que na minha modesta opinião poderia desencorajar algumas pessoas que ainda não entraram nesta vida não há motivo para que não se tome uma providência logo através das autoridades e através de nós mesmos como cidadãos devemos salvar as vidas de nossos filhos ajudar nossa comunidade.
EU SOU A FAVOR DE QUE O USUÁRIO SEJA PENALIZADO COM PENAS RIGOROZAS IGUAL AOS PAISES DE 1º MUNDO NÃO PODEMOS ACREDITAR QUE SE DEIXARMOS O USUÁRIO IMPUNE ESTAREMOS AJUDANDO ELE DEVERIAMOS TER UMA ATITUDE POIS COMO SE VÊ DE UMA VERTENTE DE POLITICOS BRASILEIROS QUEREM LIBERAR MACONHA . SERÁ QUE SE ALGUM FAMILIAR DELES ESTIVESSE NESTA VIDA ELES CONTINUARIAM NESTA DIREÇÃO???? É FACL FALAR SOBRE OS PROBLEMAS SE VOCÊ ESTA LONGE DELE....... E COMO MUITOS ESTUDOS JA DISSERAM AS DROGAS CONSIDERADAS 'NATURAIS' SÃO SOMENTE A PORTA DE ENTRADA PARA DROGAS MAIS PESADAS .
ACORDA BRASIL...
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário