PARABÉNS A NOSSA CO-IRMÃ POLICIA CIVIL
UM POUCO DA HISTÓRIA DA POLICIA CIVIL DO RIO GRANDE DO SUL
Três de Dezembro dia da POLÍCIA CIVIL - 169 anos, servindo e protegendo.
No Estado do Rio Grande do Sul, fundado em 19 de fevereiro de 1737, a polícia inicialmente passou pela época das "comandanças", havendo, nesse período, os chamados "Corpos Policiais". A legislação obedecida era a do Brasil Colônia, já anteriormente citada.
A organização das policias provinciais, prevista no código de processo Penal de 1832, somente teve efetivação com a lei n. 261, de 3 de dezembro de 1841. Com essa lei estavam criadas as Policias Civis das Províncias. Nela estavam previstos os cargos de Chefe de Polícia, Delegados e Subdelegados e, pelo Regulamento de 31 de janeiro de 1842, era previsto ainda o cargo de "Inspetor de Quarteirão".
O primeiro Chefe de Polícia do Rio Grande do Sul foi o Dr. Manoel Paranhos da Silva Vellozo, que tomou posse em 18 de maio de 1842, administrando até 11 de março de 1844. Era o nascimento da Polícia Civil gaúcha, com estrutura e organização próprias.
Três de Dezembro, esta data não poderia passar em branco, pois é o dia da POLÍCIA CIVIL, a qual, ao lado dos demais órgãos do nosso estado, luta dia e noite pela ordem pública, investigando crimes e entre eles esta o delito de tráfico de drogas que atinge muitas pessoas, de forma direta e/ou indiretamente.
A POLÍCIA CIVIL Vacariense, com apoio da sociedade e dos demais órgãos de segurança, neste ano já prendeu vários traficantes, fazendo assim a sua função dentro do mecanismo social e atendendo as suas atribuições legais, mas, além disso, também realiza trabalhos voltados para a prevenção, pois preocupada com a alarmante expansão do consumo de drogas vem desenvolvendo uma série de ações, tanto na parte de repressão contra a oferta, tráfico de drogas, quanto na demanda, consumo, preocupando-se também com a questão pertinente à prevenção ao uso indevido de drogas.
A prevenção ao uso de substâncias psicoativas assume real importância no trabalho de combate à disseminação das drogas na nossa sociedade. Prevenção se faz pela educação e pela divulgação das informações verdadeiras sobre as drogas e com a participação efetiva da base familiar. Todos devem fazer a sua parte na prevenção primária, dentro de casa, e também podem colaborar com a POLÍCIA no combate ao crime, passando informações para a realização de operações policiais.
PARABÉNS a nossa POLÍCIA CIVIL e a todos os policiais que defendem a estrela desta instituição gaúcha, que tem nas suas cores, o preto e branco,
alusão do trabalho diuturnamente realizado em busca de atender seu lema de “SERVIR e PROTEGER”.
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário